22 C
Dourados
sexta-feira, 4 de abril de 2025

Onda de calor provoca aumento de temperatura no fim de semana

Nova previsão indica que calorão deve se manter ao menos até dia 24 de fevereiro. Próxima semana deve ser de temperaturas ainda mais altas; veja capitais com as maiores máximas

Com a onda de calor atuando em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, as temperaturas devem seguir subindo ao longo do fim de semana.

De acordo com o Inmet, as maiores máximas neste sábado (15) devem ser registradas nas seguintes capitais atingidas pela onda de calor:

Campo Grande – máxima de 33°C

São Paulo – máxima de 32°C

Rio de Janeiro – máxima de 35°C

Vitória – máxima de 34°C

Belo Horizonte – máxima de 32°C

Goiânia – máxima de 33°C

A expectativa é que as temperaturas subam ainda mais no domingo (16). No Rio de Janeiro, por exemplo, a máxima pode chegar a 39°C. Em São Paulo, a previsão é que os termômetros atinjam os 33°C.

De acordo com os meteorologistas, as temperaturas podem ficar até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro. O fenômeno deve se estender ao menos até 24 de fevereiro.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que o dia mais quente dessa onda de calor deve ser registrado na próxima semana, que deve ser de temperaturas ainda mais altas.

“De modo geral, o pico de calor deve acontecer depois do que estava sendo esperado e deve acontecer entre terça e quarta da próxima semana”, prevê.

Diferentemente do esperado para essas regiões, no Sul, o tempo deve ficar instável, reflexo de uma frente fria que passa pela região. 

Calorão por mais tempo

A onda de calor que atinge o Brasil foi estendida e agora pode durar ao menos até o dia 24 de fevereiro. Inicialmente, estava previsto que o calorão fosse até dia 21 de fevereiro.

Além da atualização de duração, a área atingida pela onda de calor também foi ampliada. Nove estados e o Distrito Federal deve registrar temperaturas muito acima da média: norte do Paraná; São Paulo; Rio de Janeiro; sul do Espírito Santo; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Distrito Federal; Goiás; Bahia e o extremo sul do Piauí.

Onda de calor provoca aumento de temperatura no fim de semana

Fonte: G1

Leia também

Últimas Notícias