Durante abordagem realizada na sexta-feira (28) em um veículo Hyundai Vera Cruz na BR-463, agentes da PRF-Polícia Rodoviária Federal flagraram o vice-cônsul da Síria, Márcio Hanna Hanasi Youssef mais de 500 iPhones contrabandeados do Paraguai.
De acordo com as informações, a equipe desconfiou do veículo do consulado daquele país na rodovia. Ao ser abordado, o homem demonstrou excesso de nervosismo, despertando suspeitas e ao abrir o porta-malas, os agentes encontraram 576 iPhones, 28 Apple Watches, relógios de luxo e 12 garrafas de vinho., dos quais não havia a documentação necessária para importação dos produto, sendo a carga avaliada em aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Ao ser questionado, o diplomata alegou possuir uma loja que comercializa telefones celulares e que levaria os produtos para revenda em São Paulo (SP), mas não apresentou notas fiscais ou documentação que justificasse a origem da mercadoria. Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à sede da Polícia Federal.
O vice-cônsul tem nacionalidade brasileira e é sobrinho do atual cônsul da Síria em Mato Grosso do Sul. O caso levanta questionamentos sobre o uso de veículos oficiais em atividades ilícitas e será investigado pelas autoridades federais.