Trabalho preventivo têm sido realizado em Dourados, com o foco principal de preservar vidas e trabalhar a cidadania
As chuvas constantes em Dourados entre o fim de março e início de abril e, diante da previsão climática que aponta que as precipitações pluviométricas podem continuar, é importante que a população esteja atenta aos cuidados com o quintal para prevenir a dengue.
A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem direcionado ações firmes no combate a doença, mesmo com o município estando em nível de baixa incidência de casos e tem solicitado apoio da população com atitudes que possam ajudar a preservar vidas.
Dos últimos dez dias, seis registraram chuva em Dourados. Diante do fato do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya se utilizar de objetos com água parada para reprodução, a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, ressalta que o momento é de redobrar os cuidados.

“É preciso que as famílias dediquem diariamente um tempo para os cuidados com os quintais, pois quase diariamente estamos tendo uma chuva, uma garoa; então, às vezes ficou ali uma planta, um item que pode acumular a água (…) É preciso ter essa análise e evitar a formação desses criadouros para evitarmos doenças”, cita e recorda sobre o perigo eminente: “a dengue mata e combatê-la é um dever todos”.
O trabalho incessante dos agentes de endemia atende aos quatro pontos da cidade. Nesta quinta-feira (03), as equipes estão distribuídas nos bairros Jardim Maracanã, Canaã I, Jóquei Clube I, Novo Horizonte II, Moradas Dourados, Vila Amaral, Altos do Indaiá, Vila Maxwell, Vila Aurora, Hectares Parque Alvorada II, Vila Sulmat, BNH 3° Plano, Vila Industrial, Água Boa, Izidro Pedroso e na região do Guaicurus.
“São orientações, bloqueios químicos e fiscalizações, tudo visando à saúde da nossa população, uma determinação do prefeito Marçal Filho”, destaca a coordenadora Priscila da Silva.
Já o carro do fumacê, serviço que é direcionado diante de notificações de casos de dengue, atendeu recentemente as regiões do Jardim Tropical, Jardim Clímax, Vila Progresso, Estrela Tovy, Jardim Flórida e Jardim Independência.
Em caso de dúvidas ou orientações, o contato do CCZ é (67) 2222-2074.