Após a apresentação da Indicação 339/2025, da vereadora Karla Gomes (Podemos), que tem como objetivo realizar um levantamento detalhado das Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetoras de animais na cidade de Dourados, para criar um panorama preciso da situação, o que permitirá o desenvolvimento de projetos mais eficazes com base em dados reais e ser aprovado pelo gabinete do prefeito Marçal Filho, a Prefeitura de Dourados abriu o cadastramento destes segmentos que atuam no município, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Defesa dos Animais Domésticos e Silvestres.
O cadastro das entidades e pessoas que atuam nos cuidados com animais tem como objetivo reunir informações essenciais sobre a localização das entidades e protetores, o número de animais atendidos, as despesas envolvidas, as condições de cuidados prestados, entre outros dados que sejam relevantes para desenvolvimento de políticas públicas de defesa dos animais domésticos, com foco numa abordagem humanizada nos cuidados com os “pets”.
Com esse levantamento será possível obter um melhor panorama, mais preciso e mais integrado, da situação de cuidados e proteção dos animais, contribuindo para a realização de melhores estratégias e implementação de políticas públicas mais eficazes, beneficiando assim os animais e seus cuidadores. Esse cadastro é também uma importante ferramenta para fortalecer as iniciativas locais, proporcionando maior apoio e visibilidade aos protetores independentes e às organizações não-governamentais, que muitas vezes trabalham de forma voluntária e com recursos limitados.
O cadastro deverá ser feito por meio de ficha cadastral, que está disponível no site da Prefeitura [ https://www.dourados.ms.gov.br/ ]. São dois modelos de ficha que estão em anexo no site, uma para ONG’s e uma para Protetores Independentes. A ficha deverá ser impressa, preenchida e entregue junto com os documentos solicitados, na Coordenadoria de Políticas de Proteção aos Direitos dos Animais, localizado na Rua João Rosa Góes, 395, Centro de Dourados.