Gabinete Itinerante, um dos principais projetos, percorre unidades e comunidades, ouvindo mais de 500 pessoas e reforçando o compromisso do governo Marçal Filho com políticas públicas humanizadas e participativas
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Dourados celebra os primeiros 100 dias de gestão com um balanço positivo e ações que demonstram o compromisso da nova administração com a humanização dos serviços, a participação social e a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre as principais iniciativas, o projeto Gabinete Itinerante se destacou como uma ferramenta estratégica de escuta ativa e aproximação entre gestão, usuários e servidores. “Por determinação do prefeito Marçal Filho estamos descentralizando os serviços e levando as ações para mais perto das famílias que vivem em vulnerabilidade social”, explica Shirley Flores Zarpelon, secretária municipal de Assistência Social.
Lançado logo nos primeiros dias do ano, o Gabinete Itinerante tem como objetivo principal realizar a acolhida aos usuários e servidores das unidades públicas de assistência social, promovendo a escuta das demandas e potencialidades de cada serviço de forma personalizada. A proposta inclui visitas in loco com a equipe da gestão e demais colaboradores, permitindo um levantamento direto das necessidades, sugestões e críticas apresentadas por quem vivencia o dia a dia das políticas públicas sociais.
Somente no mês de janeiro, mais de 500 pessoas foram atendidas durante as visitas realizadas em diferentes unidades. As informações coletadas têm servido de base para o planejamento estratégico da secretaria, com ações de curto, médio e longo prazo voltadas ao aprimoramento da rede de assistência.
Outro público prioritário contemplado nas primeiras ações da gestão foram os idosos dos Centros de Convivência André’s Chamorro e Maria Martiniano, que receberam a visita do Gabinete Itinerante em fevereiro. As atividades buscaram promover a escuta sensível dos idosos que participam das programações dos centros, identificando necessidades e potencialidades para fortalecer as políticas de envelhecimento ativo e saudável. Ao todo, 84 idosos participaram das ações.
A secretária Shirley Zarpelon destacou a importância do projeto como um marco de uma gestão comprometida com a escuta e o diálogo. “Estamos construindo uma gestão baseada na participação real das pessoas”, enfatiza. “Cada escuta, cada conversa, cada acolhimento é uma oportunidade de melhorar e tornar nossos serviços mais efetivos e humanos, assim como determinou o prefeito Marçal Filho”, ressalta. “Esses primeiros 100 dias já mostram que estamos no caminho certo”, conclui Shirley Zarpelon.
E buscando resolver um dos principais obstáculos do atendimento social, a Secretaria de Assistência Social implementou o projeto “Cadastro Único em Ação”, que realiza mutirões bimestrais para atualização e inclusão de novos cadastros, além de facilitar o acesso ao Programa Mais Social do Governo do Estado. O primeiro mutirão ocorreu entre os dias 24 e 28 de março, e contou com a participação das equipes dos Cras Cachoeirinha, Jóquei Clube, Parque do Lago II, Canaã I e Guaicurus. O resultado foi expressivo: 959 atendimentos realizados, sendo 531 previamente agendados, 368 encaixes e 60 encaminhamentos — o que permitiu antecipar atendimentos que estavam previstos apenas para maio, reduzindo significativamente o tempo de espera da população.
Houve ainda, a reativação da Central de Interpretação de Libras (CIL), instalada no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador que, em dois meses, realizou 180 atendimentos, além da participação no projeto Uems na Comunidade. O evento ocorreu na Praça da Juventude – Estação Cidadania, no bairro Parque das Nações I.
E ainda, atendendo a uma recomendação do prefeito Marçal Filho, foi lançada a campanha do agasalho com o tema “Cuidando com amor e aquecendo vidas”, onde serão atendidas famílias/indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Caixas para coletas de doações personalizadas serão disponibilizadas em vários pontos da cidade, além dos Cras, para a coleta dos produtos de inverno, como agasalhos, sapatos, toucas, cobertores, meias, mantas, entre outros. Os itens podem ser novos ou usados, desde que em bom estado.
Com um balanço positivo e a expectativa de expandir ainda mais as ações ao longo do ano, a Secretaria de Assistência Social de Dourados, segue reafirmando seu compromisso com a população, de forma mais inclusiva e eficiente.