A vereadora Karla Gomes (Podemos) esteve em Campo Grande, realizando três encontros onde buscou apoio e melhorias para um melhor trabalho em defesa dos animais em Dourados. A primeira visita aconteceu na Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, órgão estadual que tem como competências promover políticas públicas destinadas à proteção e à defesa da vida animal de forma sistêmica e integrada; incentivar e apoiar a articulação de políticas de resgate, de acolhimento, de manejo ético e de conscientização contra maus-tratos e abandono de animais; articular e promover ações transversais para a execução das políticas públicas previstas, bem como propor parcerias para a promoção da proteção aos animais; e buscar recursos e parcerias com a iniciativa privada, seguindo os ritos legais da administração pública, para execução de ações que subsidiem políticas públicas de proteção aos animais.
Karla se reuniu com o superintendente, Carlos Eduardo Leite Rodrigues dos Santos, recebendo a notícia que em agosto será realizada a Caravana da Castração, promovida pelo Governo Eduardo Riedel e que haverá 1.500 vagas em Dourados para castrações de cães ou gatos, quer seja fêmea, quer seja macho, para a população em geral, para Ongs e para protetoras da sociedade que comprovem estar cadastradas, diz Karla.

Outra visita da vereadora foi à Subea – Superintendência do Bem-Estar Animal de Campo Grande, coordenado por Edvaldo Salles, um órgão responsável, que faz também uma consulta, para quem às vezes não tem condição de levar um animal no Pet; além disso, conta Karla, “que também todas as quartas os responsáveis fecham a Subea para fazer as castrações, de protetoras, atendimento neste sentido. Eles castram uma média de 7,2 mil animais por ano, e esse órgão quem é responsável é a prefeitura”, comentou.
Em conversa com Cláudia Macedo, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande, a parlamentar douradense soube que no dia 25 de fevereiro, o CCZ-CG celebrou 20 anos do serviço de castração com uma ação especial para a população. Foram ofertadas vagas para castração, microchipagem, realização de exames e vacinação dos animais.

Conforme a coordenadora, desde 2005 foram mais de cem mil animais – entre cães e gatos – castrados pela coordenadoria. Atualmente, o centro cirúrgico tem capacidade para esterilizar 550 animais por mês, sendo 400 felinos e 150 caninos. “A CCZ realiza a castração de felinos da população, sendo 350 vagas por mês através do site e mais cinco vagas presenciais por dia”, explica a coordenadora.

“Buscaremos trazer e se possível implantarmos as boas experiências que conhecemos, sabedores que tudo contribuirá para melhor qualidade de vida tanto dos animais quanto das pessoas que aqui vivem”, encerrou Karla Gomes.
A visitação da vereadora douradense visa ganhar conhecimentos e apoios dos órgãos governamentais, ou outros, com o objetivo de poder oferecer, em Dourados, um melhor atendimento aos animais e melhor orientar os tutores e amigos de cães e gatos.