Vereador visitou o diretor presidente da Agetran, Juscelino Cabral, buscando orientação para repassar a condutores que, por vezes, o procuram, querendo saber como agir para evitar ou ter explicações sobre multas
O vereador e segundo secretário da Câmara Municipal, Márcio Pudim, vem buscando levar melhor orientação aos condutores e usuários das vias fiscalizadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran. Ele contou que muitas pessoas o procuram para tirar dúvidas relativas a penalidades sofridas, principalmente em relação a passagem com velocidade superior à permitida em radares ou lombadas eletrônicas.

“Ele diz que “muitas pessoas têm enviado para nós fotos em relação às multas de trânsito nos semáforos do nosso município”, e na busca de respostas, o parlamentar fez uma visita ao órgão. “Eu estive na Agetran, e pedi algumas informações, encaminhei a documentação, para que nós pudéssemos ter acesso aos pontos que possuem esse sistema de fiscalização”.
Ouvi as explicações e hoje posso passar a seguinte orientação: “Todo aquele condutor que se sentir lesado, pode ir à Agetran e ter acesso às imagens, de forma muito clara, para que ele possa ver o veículo dele em movimento”, isso porque “a imagem que chega na notificação da multa, é uma fotografia, uma imagem parada”, comentou, acrescentando que “lá a filmagem da câmera mostra o veículo em andamento, passando pelo semáforo”, afirmou.
Pudim prosseguiu explicando que “enfim, a gente soube de algumas histórias de pessoas que chegam lá questionando: “Olha, eu fui multado aí, como isso aconteceu”, reclamando, e a equipe, muito tranquila, atende a pessoa e encaminha: “Por favor, o senhor pode dar uma olhada nas imagens; e aí coloca a imagem para o cidadão ver, quando o cidadão olha, reconhece o que fez e entende o que houve”.
O parlamentar comenta ainda que quando acontecem infrações, como ele exemplifica: “Nós temos duas coisas – estacionar e parar – são dois tipos que nós temos no Código de Trânsito Brasileiro, que são infrações de trânsito – ou grave, ou leve. Aí temos pessoas que só reclamam… reclamam, então fica aí essa orientação. Faça o recurso, vá até a Agetran, peça o acesso a essas imagens, onde você pode olhar o seu veículo em trânsito e assim ter conhecimento de fato se a multa é correta”.
Outro exemplo, diz ele, “é quando nós estamos em trânsito, e se fala em avanço do sinal vermelho. Isso é uma infração gravíssima e se vier a ocasionar um acidente, pode ser qualificado até como crime. Então, para que ninguém seja lesado, sempre analisando pela legalidade, se foi multado, foi notificado, vá até a Agetran; lá o pessoal fornece para você as imagens, e ao ter acesso a elas, você pode fazer sua própria análise de acordo com a tua consciência”, analisa o vereador.

O diretor presidente da Agetran, Juscelino Cabral complementa: “Claro, sempre você tem o direito de fazer o recurso, mas procure a Agetran antes de qualquer comentário maldoso em relação a um ou outro servidor, para que antes que saiam postagens nas redes sociais, é importante que os condutores tenham essa consciência e façam essa leitura, para que possa ver se de fato cometeu ou não essa infração de trânsito”, finaliza.